Galera, o início do ano letivo está super corrido por aqui. Mal tenho conseguido beber água ou sair da minha sala no horário de expediente. Muitas novidades, muitos quebra-cabeças com carga horárias de professores, falta de professores e funcionários, alunos elétricos enfim, um início de ano turbulento, mas que logo deve entrar nos eixos. A correria tem me impedido de postar com a frequência que eu gostaria, mas sempre que conseguir uma brecha, estarei aqui! E hoje eu trouxe uma receita de kibe assado. Zero dificuldade. Nota cem no sabor. E bem prático! Ideal para quem faz a Dieta Dukan, ou que quer reduzir um tanto dos carboidratos da alimentação.
Kibe Assado Light
- 600 g de carne moída magra
- 3 colheres de sopa de farelo de trigo
- 3 colheres de sopa de farelo de aveia
- água morna
- 2 cebolas roxas grandes
- 1 maço de folhas de hortelã
- 6 dentes de alho ralados ou bem picados
- 1 e 1/2 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de sopa de pimenta síria
- meio limão espremido
- Primeiramente cubra os farelos com água morna e deixe hidratar por cerca de 20 minutos.
- sal a gosto
- Processe a cebola e o alho, ou pique bem picadinhos.
- Eu gosto de processar a carne antes de usar, mas se você não tem processador, pode pedir para o açougueiro moer a carne duas vezes para você. Eu sinto que a consistência fica melhor e menos empelotada.
- Na hora de processar já misturo o alho, a cebola, a hortelã e os demais temperos. Você pode fazer isso com as mãos, sempre misturando bem para o sabor pegar em toda a carne.
- Então, escorro a água dos farelos, apertando bem para não ficar muito encharcado. Se o seu farelo de trigo for fininho como o da última marca que comprei, aconselho a "coar" com um tecido de trama meio fechada, ou você vai perder metade do farelo na água.
- Misture bem os farelos à carne, com a mão.
- Coloque em uma fôrma (não precisa untar, mesmo a carne magra tem gordura suficiente para não grudar), apertando bem para emparelhar a superfície.
- Para deixar bonitinho você pode fazer "losangos" com uma faca na superfície.
- Cubra a fôrma com papel alumínio e leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 1 hora. Passado este tempo, retire o papel alumínio e aumente a temperatura do forno para 250 graus por cerca de 10 minutos, para dar uma tostadinha na superfície.
Agora é só servir!
Eu gosto muuuito de kibe e esse ficou divino, a melhor receita que já fiz!
Espero que tenham curtido a receita, beijão e até a próxima!
0 comentários